O uso de ferramentas tecnológicas para alunos com deficiência visual
O uso de ferramentas
tecnológicas para alunos com deficiência visual
Por :Caroline Aparecida Stankievicz Ru:1740121,Jessica Antonia de Lima RU:1801834,Marcieli de Paula RU:1806976
Polo: União da Vitoria
Data : 22/08/2017
http://tecnologia-assistiva.blogspot.com.br/2010/07 |
Ferramentas
tecnológicas que possibilita aos alunos da Escola de Educação Básica Manoel
Henrique Toledo, a desenvolver suas atividades usando os softwares.
A Escola de Educação Básica Manoel Henrique Toledo, de
uma cidade do interior do Paraná, conta com essas ferramentas tecnológicas
como DOSVOX, VIRTUAL VISON EO MAGIC para os alunos com deficiência visual
nos processos de ensino e aprendizagem.
A pesquisa foi realizada com dez alunos, cinco com a
visão reduzida e os outros cinco totalmente cegos, o objetivo desta
pesquisa será identificar como é o desenvolvimento desses alunos usando
essas ferramentas com acessibilidade e proporcionar ao aluno com
deficiência uma maior independência através da ampliação da sua
comunicação, habilidade e aprendizagem, ensinando-os como eles podem
utilizar essas ferramentas e para que elas servem e como ira
facilitar o uso no seu dia-a-dia no desenvolvimento das atividades
escolares .
Pensando no desenvolvimento social desses alunos a escola
disponibilizou computadores com essas ferramentas já instaladas,
para poder atender a necessidades de cada aluno. A Escola se atualizou da
melhor maneira possível para atender expectativas dos alunos. O
professor propôs a escola a fazer atividades diferenciadas usando os
softwares DOSVOX, VIRTUAL VISON e o MAGIC.
Essas ferramentas possuem acessibilidade
onde encontramos materiais pedagógicos que
podem ser para melhor desempenho dos mesmos.
DOSVOX: É um
sistema de software, baseado no uso da voz, desenvolvido pelo Instituto Tércio Paciti da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, hoje
em dia ele conta com mais de 80.000 usuários. Esse
sistema foi desenvolvido para pessoas com deficiência visual,
facilitando que os mesmos tenham acesso á internet, entretenimento, leitura
de fala, permite que alunos com deficiência visual utilize um computador
comum para melhorar seu desempenho conseguindo realizar suas atividades
escolares e contribui muito para a inclusão social na escola.
VIRTUAL VISON:
É uma ferramenta tecnológica onde o professor poderá digitar uma
pesquisa e o próprio Microsoft irá relatar o que se passa pela tela
do computador como se estivesse fazendo uma leitura e irá transmitir ao
aluno de forma falada.
MAGIC: É um software de ampliação da tela do
computador, foi desenvolvida para pessoas com baixa visão. Este
programa tem a capacidade de aumentar o que está na tela até 16
vezes a mais do seu tamanho real, para que o aluno tenha uma melhor
condição de visualização.
Após
algumas semanas de usos dessas ferramentas tão inovadoras foi percebido pelo
professor melhoras significativas na aprendizagem desses alunos,
aprenderam de forma mais fácil e interativa e também
superaram suas próprias expectativas
tanto no desempenho das suas atividades quanto na
interação social.
Por isso
é muito importante o uso dessas ferramentas, pois elas trazem acessibilidade
para os alunos com deficiência. Essa ferramenta tecnológica faz com
que os alunos façam parte da sociedade tendo a inclusão social na escola.
Comentários
Postar um comentário