Tecnologia beneficia aluno surdo em escola do Paraná (Por Daniele Cristina Brisola)

Fonte: Marina Domingos (blog)

Por - Daniele Cristina Brisola,
RU 1577650
Pólo – União da Vitória - PR
Data - 16 de agosto de 2017

TECNOLOGIA BENEFICIA ALUNO SURDO EM ESCOLA DO PARANÁ

Analisando a necessidade de adaptações para um aluno surdo de uma escola do Paraná, a professora de geografia Maria Silva no início do ano de 2017 utilizou recursos de um aplicativo para aprimorar suas aulas, pois inclusão social deve ser aliada à inclusão digital. Não há como negligenciar os avanços e os benefícios provenientes das inovações tecnológicas.

Estudos recentes comprovam que mais de 5% da população brasileira é constatada surda (cerca de 10 milhões). Estima-se que pelo menos 70% da comunidade surda tenha dificuldade em aprender a língua oficial do seu país. Isso acontece pois sua comunicação é visual, dificultando o aprendizado de outras línguas. Além disso, muitos surdos têm contato tardio com a Libras, o que complica a apropriação dos sinais. Faz parte da Lei brasileira de inclusão garantir a educação inclusiva para todos.

Em 2005 foi publicado no Brasil um Decreto Federal nº 5.626 no qual foram indicados novos profissionais a serem integrados nas escolas responsáveis pelo atendimento de alunos surdos. Tais profissionais foram necessários para uma educação bilíngüe, são eles: professor bilíngüe, professor ou instrutor de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e intérprete de Libras.

A educação dos alunos com surdez no ensino fundamental regular contribui para o seu desenvolvimento quando efetiva a sua inclusão na sociedade, é importante que a tecnologia faça parte da construção da autoestima do aluno com necessidades especiais, inclusive quando se torna necessária para seu desenvolvimento intelectual, cultural e social. Os professores são os responsáveis pela condução e integração do aluno.


Para esse fim foi criado um aplicativo desenvolvido pelo PRODEAF TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, permite que o usuário traduza frases e palavras em português para a Língua Brasileira de Sinais, é um aplicativo que sinaliza pela animação 3D e possibilita a total compreensão dos gestos, está disponível para ANDROID, IOS, WINDOWS PHONE.

Como mencionado acima, em uma escola de ensino regular no Paraná a professora Maria Silva viu a necessidade de inclusão e comunicação pois há um aluno surdo em uma das salas de aula de 7°ano, ela utilizou o aplicativo PRODEAF para o aprendizado entre os alunos. A professora ao conversar com a intérprete de Libras do aluno surdo decidiu passar algumas questões referentes à diversidade cultural, todos os alunos puderam analisar as respostas em seus livros didáticos e expor suas opiniões, com auxilio do PRODEAF por meio de um aparelho móvel cada aluno foi orientado a escolher uma frase que explicasse ao aluno surdo sobre as diferenças culturais. O aluno surdo ao analisar as respostas dos colegas também expôs sua opinião digitando no aplicativo que ajudou na interpretação das frases. Ao fim da aula os alunos escreveram sobre o tema e entregaram seus trabalhos a professora de geografia.

Entendemos que “a educação inclusiva é muito importante em nossa época, sendo assim usar a tecnologia na educação é primordial para flexibilizar e elaborar aulas atendendo as demandas de alunos surdos”. Vemos os resultados dessas tecnologias pois os alunos que participaram da aula elaborada pela professora de geografia continuam usando esse meio de comunicação e isso torna as aulas motivadoras e interessantes, além de estimular a participação dos alunos em todas as atividades.


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