APLICATIVO “ADIVINHE SE PUDER” AUXILIA NA INCLUSÃO E REABILITAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL
APLICATIVO “ADIVINHE SE
PUDER” AUXILIA NA INCLUSÃO E REABILITAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE
DEFICIÊNCIA MENTAL
Por Antônio Almir de Oliveira
Polo União da Vitória
Data 11/09/2017
Imagem:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.lejf.guessifyoucan
Agora
vamos falar sobre: A inclusão de alunos com Deficiência
Mental na educação através da tecnologia
A pessoa com
deficiência mental na maioria das vezes apresenta dificuldades para aprender,
entender, se comunicar, realizar tarefas cotidianas e
interagir com o meio em que vivem.
Segundo a
vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou
menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso
tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e
adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino,
devido a sua limitação cognitiva.
A cognição
trabalha diversas funções mentais como: a atenção, percepção, memória,
compreensão, aprendizagem, resolução de problemas, raciocínio e outros, que
possibilita a compreensão e interação com o mundo. Após algum dano cerebral perde-se
uma ou alguma dessas funções, sendo necessário sua estimulação.
Nos últimos
anos tem crescido o número de jogos digitais utilizados como recurso para
recuperar ou estimular as funções cognitivas. E muito tem-se utilizado como
recurso pedagógico para estudantes com necessidades educacionais especiais.
Como é o caso da Escola Municipal “Pojuca” que esta semana está trabalhando com
o estímulo visual através de aplicativos instalados em tablets, porém semanalmente
é escolhido um tipo de estímulos.
De acordo com
Priscila Santana dos Santos, Professora de Educação Especial da escola
entrevistada, “a escola tem buscado aplicativos para tablet com objetivo de
desenvolver potencialidades físicas, mentais e sensoriais e diminuir as
limitações. O jogo que está fazendo a diferença com nossos alunos especiais,
portadores de deficiência mental é o “Adivinhe se puder””.
Apesar de o
jogo “Adivinhe se puder” não tenha sido desenvolvido para atender
exclusivamente o público portador de deficiência mental o jogo tem como
objetivo exercitar o raciocínio logico e a coordenação motora, além de
estimular várias inteligências, proporcionando uma aprendizagem significativa e
prazerosa.
“Esta semana estamos trabalhando os
transtornos na percepção visual de alunos com deficiência mental. A percepção é
necessária para consciência da realidade que nos rodeia, assim, há a ocorrência
de alunos que apresenta algum transtorno ou deficiência que prejudicam a
aprendizagem devido a prejuízos na percepção visual”, relatou a professora de
AAE.
A percepção
visual quando está em nível não adequado, limita o desenvolvimento intelectual,
no que diz respeito à aquisição, retenção e armazenamento de conhecimento e sua
aplicação prática. Portanto, prejudicará o processo de aprendizagem de leitura,
escrita e cálculo.
Com o jogo
“adivinhe se puder” é possível trabalhar a Percepção
Visual, que é a capacidade de observar pormenores e dar significado ao que
foi visto. Além de enriquecer o vocabulário, a memória visual, desenvolver a
atenção e a concentração, melhorando a discriminação visual e a compreensão
visual de imagens, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
Os objetivos
da atividade com o aplicativo “adivinhe se puder” é desenvolver a capacidade de
reconhecer estímulos, reconhecer formas, figura-fundo de imagens, posição e
orientação de objetos. Tendo como os seguintes pontos positivos: fácil
instalação, qualidade do contexto audiovisual, capacidade de motivar e enfoque
pedagógico atual e seu ponto negativo do aplicativo é a contagem do cronômetro
de passa muito rápido.
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