APLICATIVO “ADIVINHE SE PUDER” AUXILIA NA INCLUSÃO E REABILITAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL

APLICATIVO “ADIVINHE SE PUDER” AUXILIA NA INCLUSÃO E REABILITAÇÃO COGNITIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL
Por Antônio Almir de Oliveira
Polo União da Vitória
Data 11/09/2017
 
Imagem: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.org.lejf.guessifyoucan

Agora vamos falar sobre: A inclusão de alunos com Deficiência Mental na educação através da tecnologia

A pessoa com deficiência mental na maioria das vezes apresenta dificuldades para aprender, entender, se comunicar, realizar tarefas cotidianas e interagir com o meio em que vivem.
Segundo a vertente pedagógica, o deficiente mental será o indivíduo que tem uma maior ou menor dificuldade em seguir o processo regular de aprendizagem e que por isso tem necessidades educativas especiais, ou seja, necessita de apoios e adaptações curriculares que lhe permitam seguir o processo regular de ensino, devido a sua limitação cognitiva.
A cognição trabalha diversas funções mentais como: a atenção, percepção, memória, compreensão, aprendizagem, resolução de problemas, raciocínio e outros, que possibilita a compreensão e interação com o mundo. Após algum dano cerebral perde-se uma ou alguma dessas funções, sendo necessário sua estimulação.


Nos últimos anos tem crescido o número de jogos digitais utilizados como recurso para recuperar ou estimular as funções cognitivas. E muito tem-se utilizado como recurso pedagógico para estudantes com necessidades educacionais especiais. Como é o caso da Escola Municipal “Pojuca” que esta semana está trabalhando com o estímulo visual através de aplicativos instalados em tablets, porém semanalmente é escolhido um tipo de estímulos.
De acordo com Priscila Santana dos Santos, Professora de Educação Especial da escola entrevistada, “a escola tem buscado aplicativos para tablet com objetivo de desenvolver potencialidades físicas, mentais e sensoriais e diminuir as limitações. O jogo que está fazendo a diferença com nossos alunos especiais, portadores de deficiência mental é o “Adivinhe se puder””.
Apesar de o jogo “Adivinhe se puder” não tenha sido desenvolvido para atender exclusivamente o público portador de deficiência mental o jogo tem como objetivo exercitar o raciocínio logico e a coordenação motora, além de estimular várias inteligências, proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa.



“Esta semana estamos trabalhando os transtornos na percepção visual de alunos com deficiência mental. A percepção é necessária para consciência da realidade que nos rodeia, assim, há a ocorrência de alunos que apresenta algum transtorno ou deficiência que prejudicam a aprendizagem devido a prejuízos na percepção visual”, relatou a professora de AAE.
           


A percepção visual quando está em nível não adequado, limita o desenvolvimento intelectual, no que diz respeito à aquisição, retenção e armazenamento de conhecimento e sua aplicação prática. Portanto, prejudicará o processo de aprendizagem de leitura, escrita e cálculo.
Com o jogo “adivinhe se puder” é possível trabalhar a Percepção Visual, que é a capacidade de observar pormenores e dar significado ao que foi visto. Além de enriquecer o vocabulário, a memória visual, desenvolver a atenção e a concentração, melhorando a discriminação visual e a compreensão visual de imagens, desenvolvendo a imaginação e a criatividade.
Os objetivos da atividade com o aplicativo “adivinhe se puder” é desenvolver a capacidade de reconhecer estímulos, reconhecer formas, figura-fundo de imagens, posição e orientação de objetos. Tendo como os seguintes pontos positivos: fácil instalação, qualidade do contexto audiovisual, capacidade de motivar e enfoque pedagógico atual e seu ponto negativo do aplicativo é a contagem do cronômetro de passa muito rápido.

“As aulas aqui na salinha (Sala de AEE) estão mais legais, eu e meus colegas jogamos jogos divertidos e disputamos que é mais rápido nos jogos”, disse um dos alunos especiais.
            Os resultados das atividades com jogos digitais já podem ser vistos através do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, que estão mais atentos aos seus traços na escrita e nos desenhos, ou seja, estão escrevendo e desenhando melhor, além de te melhorado a interação entre os alunos, pois estão mais próximos, colaborando um com os outros.


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